O PROJETO
O projeto do ponto de cultura foi contemplado através do edital de Seleção Nº 02, Para Pontos de Cultura do Estado de Alagoas, de 21 de Novembro de 2013. Esta no território do Agreste Alagoano junto a mais cinco pontos de cultura. O convenio foi firmado junto a Secretaria de Estado da Cultura - SECULT-AL, e esta sob o numero 023/2014 de 19 de Dezembro de 2014. A ação ponto de cultura promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública. A prioridade do programa são os convênios com governos estaduais e municipais, além do Distrito Federal, para fomento e conformação de redes de pontos de cultura em seus territórios. Atualmente, as redes estaduais abrangem 25 unidades da federação e o Distrito Federal. Já as redes municipais estão implementadas, ou em estágio de implementação, em 56 municípios. É peça principal do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura - Minc, programa esse que em 22 de julho de 2014, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.018 que transformou a sua ação estruturante mais conhecida, os Pontos de Cultura, na Política Nacional de Cultura Viva - simplificando e desburocratizando os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil.
O edital em Alagoas foi resultado de parceria entre a SECULT-AL, Minc e Programa Juventude Viva através da secretaria nacional de Juventude. Hoje em Alagoas os pontos de cultura estão interligados através da Rede Alagoana dos Pontos de Cultura que conta com 68 instituição reconhecidas como Pontos de Cultura.



O PONTO DE CULTURA
O projeto Ponto de Cultura Diálogos Culturais, iniciou suas atividades desde junho de 2014 e ao longo dos quatro anos de convênios, pretende realizar três cursos de iniciação sendo eles teatro, música e dança, além de oficinas de interlocução entre as distintas áreas como forma de preparação dos jovens para a atuação nas respectivas áreas e iniciação ao mercado cultural como escolas municipais, estaduais e instituições. Além de um produto cultural para circulação no estado, que resulte do dialogo das três áreas culturais.
A necessidade do projeto se deu pelo fato de nossa região se encontrar desprovida de espaços culturais e formação especifica nas áreas culturais destacadas, tendo em vista que nos últimos anos o número de artistas, grupos, eventos e ações culturais em nossa cidade e região tem se tornado limitado praticamente zero, e entendemos que é preciso momentos de formação e preparação cultural para os jovens, sensibilizando-os à importância de democratizar a cultura e protagonizá-la, outra necessidade, foi o desestimulo de artistas e a dissolução de grupos culturais, gerando assim, uma procura por artistas nessas áreas, nas escolas municipais e estaduais através dos programas governamentais Mais educação, Mais Cultura e Ensino Médio inovador. E o principal e preocupante motivo e o aumento e a banalização da violência, ociosidade de nossos jovens e a busca explicita pelas drogas em especifico o Crack, isso pela falta de espaços, momentos, incentivos e oportunidades de lazer, cultura e exercício de cidadania.

CINE CLUBE CINE GRAÇA
No final de 2009 e começo de 2010 iniciamos uma série de parcerias com outras instituições culturais o que resultou na contemplação com o Cine Mais Cultura (ação voltada ao audiovisual e formação de cineclubes do MINC Ministério da Cultura). Esse projeto teve suas ações interrompidas devido a falta de recursos para manutenção da ação, em 2023 decidimos inscrevê-lo nos editais da Lei Paulo Gustavo, sendo comtemplado em 2024 e em execução nesse ano de 2025.
O projeto “ Cine Graça” proposto pela Cia Teatral Mestres da Graça, visa a oferta de entretenimento, arte e cultura como forma de cidadania e informação.
O projeto atende as crianças, adolescentes, jovens, adultos de 03 escolas da rede pública do município de Palmeira dos Índios, com atividades mensais de exibição de curtas e longas metragem com prioridade as produções áudio visuais alagoanas e discussões das problemáticas socioculturais, bem como a solução para elas.
Nessas atividades, também pretendemos inserir outros meios artísticos como: apresentação de performance artísticas, palestras e manifestações populares locais. Para maior alcance e resultados
firmaremos parceria com órgãos públicos (secretária de cultura e de educação do município) e Instituições educacionais como as Universidades públicas e privadas, Institutos Federais e Escolas.
As apresentações do projeto serão realizadas prioritariamente em espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, também serão disponibilizados por empréstimo abafadores para o público autista. Serão realizadas 12 sessões de cineclube, sendo 04 em cada escola selecionada, sendo as três escolas da rede publica de ensino.



